domingo, 28 de setembro de 2008

Continuando - TUPI: Nessa Tribo Tem O Quê?

Depois desta pausa para que vocês pudessem absorver tudo que foi dito até aqui, retomemos...


O jornalismo da TV Tupi era constituído basicamente por entrevistas e programas de debate. O noticiário era ainda muito calçado nas notícias retiradas de jornais. Em meados dos anos 50 começaram a aparecer as equipes de reportagem da tv em busca das notícias com reportagens filmadas em 16 mm (câmeras de cinema, pois as câmeras de tv eram muito grandes e pesadas para saírem do estúdio).


Teleteatro - A Tv de Vanguarda foi o principal programa de teleteatro da TV Tupi. Encenava peças brasileiras e estrangeiras, se transformando no mais importante laboratório para formação de atores, diretores, e muito mais técnicos da tv.



  • Retrato de Dorian Gray (1958) - Peça que mostrou em sua história as fases de envelhecimento do personagem Dorian Gray, história baseada no livro "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, adaptado para encenação teatral.
Havia também de teleteatro na Tupi o Tv de Comédia, criado por Geraldo Vietri em 1958, exibia peças mais leves e engraçadas. Era apresentado quinzenalmente alternando-se com o Tv de Vanguarda.


Chegou o momento tão esperado... que rufem os tambores...


Mas antes, olhe o feijão no fogo pra não queimar, pois vamos falar de novela!!!



  • Sua Vida Me Pertence (1951) - Produção de Walter Foster, com a atriz pioneira do primeiro beijo na televisão, Vida Alves. Vale ressaltar que nessa época os capítulos das novelas eram vinculados somente duas vezes por semana (o que é lamentável, não é verdade?). (Vida Alves e Walter Foster)
















  • Direito de Nascer (1964) - Original Cubano de Félisi Caignet, antigo sucesso do rádio, adaptado pela Tv Tupi, foi uma telenovela que alcançou um sucesso espantoso de audiência. Curiosidade: na hora de sua exibição o consumo de água e energia diminuía consideravelmente, em todas as cidades em que foi exibida. No Rio de Janeiro, seu capítulo final foi representado ao vivo no estádio do Maracanã! (parece coisa de novela mexicana).













  • Beto Rockefeller (1968) - Nesse tipo de novela nota-se o rompimento com os textos latinos importados de um manequeísmo exagerado do bem sobre o mal, trazendo e inserindo ao trama um anti-galã e uma linguagem livre que incorporou o texto aos acontecimentos caóticos diários de uma cidade grande, no caso, São Paulo. Um rapaz pobre, mau caráter, que tentava qualquer artifício para parecer rico e frequentar o ambiente da alta sociedade. Direção de Lima Duarte (grande Lima Duarte). Foi a partir deste trama que a novela sedimentou de vez nos autores e adaptações brasileiras ambientadas na época atual e retratando problemas sociais próximos da realidade do telespectador (a chamada novela das 20hs que começa às 21hs).

(Leonor Bruno, Luiz Gustavo, Irene Ravache e Jeffe Soares)

















  • Nino, o Italianinho (1969) - Uma das primeiras novelas a usar o merchandising, ou seja, a publicidade de produtos implícito nas cenas ambientadas, no caso, no armazém que tinha na história. Novela que proporcionou a Juca de Oliveira seu primeiro papel importante na tv.

(Juca de Oliveira e Uccio Gaeta)











  • A Viagem (1975) - Outro grande sucesso da Tupi, que contou com um tema paranormal, no qual personagens mortos voltavam para alegria e tormento da principal personagem feminina. Conceitos da religião espírita.

(Francisco di Franco, Irene Ravache, Carminha Brandão, Eva Wilma, Rolando Boldrin, Tony Ramos e Adriano Reys)

Acabou-se o que era doce.... chegamos a mais um fim... não fiquem chateados, logo teremos mais um post inédito para vocês!!!

(Criado por Claudinete da Silva)

Fonte de Pesquisa e imagens - Site: www.centrocultural.sp.gov.br

Data de acesso: 27/09/08 e 28/09/08

Vários colaboradores

Nenhum comentário: