quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Music Television - Televisão de Música

Nasce a MTV Brasil!


Por Desirée



Responda rápido:
O que lhe vem à cabeça quando pensa em MTV?
Caso tenha respondido: vinhetas sem sentido, imbecilidades em geral, programas estranhos e apresentadores mais ainda, então você captou a mensagem da MTV direitinho!

Em 1990, ao meio dia, a VJ Astrid Fontenelle (devidamente trajada de Punky – A Levada da Breca) anunciava:
“Oi, eu sou Astrid e é com o maior prazer que estou aqui para anunciar para vocês que está no ar a MTV Brasil!”

A MTV Brasil foi inaugurada nove anos depois de sua irmã norte-americana no canal UHF 32 na capital paulista (atualmente situada no prédio da extinta TV Tupi).
Hoje a emissora se faz presente em 164 países, pelos quatro cantos do mundo, sempre com o mesmo princípio: exibir 24 horas diárias de clipes musicais para o público jovem (conceito drasticamente mudado anos depois).
Foi a primeira emissora de televisão especializada em vídeo clipes. O primeiro clipe exibido foi Garota de Ipanema de Tom Jobim, na interpretação de Marina Lima, numa versão remixada.



(Confira o clipe de Marina Lima no youtube)

http://www.youtube.com/watch?v=LLzU0y-a26k






A nova linguagem criada na TV brasileira influenciou além do comportamento dos jovens, o gosto musical, já que o rock era o estilo predominante da programação.
Bem no estilo MTV de ser, com o passar do tempo, os vídeo clipes deram espaço prioritariamente aos programas dedicados à cultura e ao comportamento jovem, os quais são conhecidos pela irreverência e ousadia, passando por programas esportivos (MTV sports), auditório (Gordo Freak Show) e os Reality-Shows (família MTV), sendo a pioneira do gênero com o programa vinte e poucos anos, não sendo apenas uma cópia da MTV norte-americana.
A seguir, alguns programas que fizeram história:




Disk MTV (Sarah Oliveira entrevista Shakira)http://www.youtube.com/watch?v=jNMjucJGvX8
Fica Comigo
Gordo a Go-Go (João Gordo briga com o entrevistado Dado Dolabella)http://www.youtube.com/watch?v=0imw_ItLffs
Riff MTV
Nonstop
Pé da letra
Yo!
Mochilão





Há também os ‘importados’, pacotes exclusivos de TV à cabo, exibidos pela MTV! Principalmente os desenhos politicamente incorretos como os clássicos Beavis and butt-Head e South Park.



(Confira episódio clássico de South Park em: "uma breve história dos EUA")
http://www.youtube.com/watch?v=sLzo9pOXa-s


Video Misuc Brasil - O Oscar dos Vídeoas Clipes

O Vídeo Music Brasil é uma premiação nos moldes do Vídeo Music Awards, o "Oscar" dos vídeos clipes da MTV estadunidense. A premiação ocorre anualmente e a audiência decide, via internet, quais os melhores clipes indicados pela emissora. A premiação adquiriu importância desde sua primeira edição em 1995, e hoje figura entre as principais premiações musicais do País.Em junho de 1997 foi lançado o site www.mtv.com.br, considerado um dos melhores e mais acessados do segmento com 1 milhão e 200 mil visitantes únicos por mês. Não esquecendo de mencionar as várias premiações. De 2002 a 2003, a emissora aumentou 31% seu faturamento publicitário. Telefonia móvel, bebidas alcoólicas - ou não - e automóveis foram os segmentos que mais investiram na MTV nesse período.

TV sem 'TABU'

A MTV tem procurado conscientizar, politizar e transmitir uma mensagem politicamente correta promovendo campanhas que alertam para os perigos do uso de drogas, AIDS - as campanhas que incentivam o uso de preservativos vão ao ar desde o primeiro ano da emissora - e debates sobre cidadania com temas relevantes e atuais como violência, desenvolvimento sustentável, discriminação social, racial e sexual. Essas campanhas também foram reforçadas pela Revista MTV, publicação mensal editada há quatro anos pela editora Abril.Mas, ao mesmo tempo em que procura passar essa mensagem "do bem", a emissora veicula clipes, programas especiais, séries e entrevistas de artistas e bandas que fazem uso declarado de entorpecentes, possuem um estilo de vida que não serve de exemplo para ninguém e que, não raro, perderam a vida em circunstâncias trágicas, como overdoses e suicídios. Esses artistas são tidos como ícones e suas atitudes não são questionadas. Tampouco, expostas as conseqüências de forma a conscientizar a garotada a não seguir pelo mesmo caminho. Deste modo, a emissora cai muitas vezes em contradição. É oriunda do universo da música e, por isso, não pode abandonar o relativismo que ali impera sob pena de perder sua identidade, mas, ao mesmo tempo, tenta estabelecer e apregoar uma linha de comportamento "segura". Resta saber se o seu discurso "cabeça" não sai prejudicado, ou até anulado. Ou ainda, por quais tendências os jovens telespectadores - principalmente os adolescentes que ainda não sabem muito bem seu lugar no mundo e estão procurando se afirmar - estão se deixando influenciar.

Lá se foi a Era de Ouro da MTV...

Já se foram as épocas gloriosas de MTV, onde cada passada pelo canal era a oportunidade de escutar um som de qualidade dos grandes magos da música. Atualmente, quando se passa pela MTV o que se houve são programas terríveis (com exceções de alguns), e alguns raros momentos de música, e mais raros ainda momentos de verdadeira música.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda permaneciam fiéis ao canal, agarradas à esperança de assistir os cada vez mais escassos vídeoclipes. Mas eis que a tendência acaba de se consumar por completo. A MTV não vai mais exibir clipes em suas programação.

Segundo Zico Góes, diretor de programação do canal, os clipes “não colaboram para o avanço televisivo e apostar neste formato é receita para a queda de audiência”. A explicação oficial da emissora é aseguinte: “Hoje o vídeo está ligado ao mundo digital. O espaço está morrendo, o jovem não busca a televisão para assistir videoclipes”, disse Zico.
Segundo a acessoria de imprensa do canal, o foco para os seguintes anos será a produção de informação para os jovens. Séries de ficção, desenhos animados brasileiros e internacionais, reality shows e documentários.


Em uma década e meia de história, a MTV cresceu muito. Sempre fiel ao seu público, é hoje um dos principais meios de influência e comunicação para os jovens. Acredita em seu potencial de conscientização para promover mudanças tão necessárias na mente e atitudes daqueles que têm nas mãos o futuro da nação.

Saiba mais sobre a MTV no livro:

Admirável Mundo MTV Brasil.

A obra organizada pelas pesquisadoras Maria Goretti Pedroso e Rosana Martins, além de uma reconstituição histórica do canal, é uma coletânea de textos analíticos que discorrem sobre diferentes aspectos da emissora.Boa dica para os que acompanham a trajetória do canal

Fonte de pesquisa:
sites:
www.televisionado.wordpress.com

www.infoescola.com/comunicação.com.br

www.canaldaimprensa.com.br

www.obaoba.com.br/noticias.com.br

www.ivox.com.br/opiniao.com.br



Um comentário:

Márcio disse...

Bom texto.
A MTV é aprova de que a teoria do Long tail, desenvolvida por Chris Anderson, está certa, não acha?