domingo, 16 de novembro de 2008

Rede Manchete de Televisão - "Televisão de Primeira Classe"

(Por Claudinete)

Com o encerramento das atividades da TV Tupi (meados dos anos 80), e de outras emissoras como a TV Excelsior de São Paulo e a TV Continental do Rio de Janeiro (início dos anos 70), o Governo Federal decide abrir duas concessões a partir dessas redes, uma delas para o empresário e animador Silvio Santos e a outra para o empresário Adolpho Bloch.

Adolpho Bloch, apesar de ter assinado em 19 de agosto de 1981 o contrato para a implantação de sua rede de televisão, somente depois de mais ou menos dois anos é que foi ao ar a primeira transmissão, ou seja, no dia 5 de junho de 1983, num domingo, o que eu diria espetacular, pois para a inauguração foi apresentado um clipe, no qual uma nave representada pela letra M, o logo da empresa, sobrevoava as principais cidades brasileiras e aterrissava no alto do prédio da Rua do Russel (RJ) Sua rede era chamada de MANCHETE, o mesmo nome de sua revista semanal, o carro-chefe do Grupo Bloch.

A Rede Manchete investiu muito em equipamentos de última geração, sem falar em filmes e séries premiadas. O primeiro programa a ser exibido foi um show conhecido por "Mundo Mágico", contando com a participação de muitos conjuntos musicais e artistas, tudo com transmissão ao vivo. Depois do show, a Rede Manchete colocou ao ar o primeiro filme exibido em sua história: "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg, o que fez a emissora alcançar uma liderança em audiência, passando até da Rede Globo.

Diversos programas ganharam destaque nos primeiros meses de transmissão, como "Conexão Internacional", com Roberto D'Ávila, "Bar Academia", com Walmor Chagas, "Um Toque de Classe", com grandes nomes da música erudita nacional e o "Jornal da Manchete", telejornal exibido em horário nobre. O primeiro diretor de programação foi Rubens Furtado (antigo funcionário da TV Tupi).

Em janeiro de 1983 entrava no ar o programa "Clube da Criança", revelando como apresentadora infantil a rainha dos baixinhos, Xuxa. Com sua saída em 1986, a apresentação, depois de um intervalo de dois anos, foi da loiríssima Angélica, que tornou-se o mito da criançada. O "Clube da Criança" nesta fase, não exibia apenas desenhos animados, ele também serviu como prato principal seriados de ação, como "Jaspion"; "Changeman" e "Lion Man", séries que se transformaram em febre na programação.

A primeira novela produzida pela Rede Manchete foi "Antônio Maria",e a primeira série humorística foi "Tamanho Família".

Declínio - Fevereiro de 1986, a Rede Manchete já apresentava sinais de prejuízo, cerca de 80 milhões de dólares e uma dívida que também chegava à casa dos milhões. Apesar disso a emissora lançou em abril a novela "Dona Beija". Mas, com o agravamento da crise, no mês de setembro ocorreu a primeira greve de funcionários da emissora.

Em julho de 1987, com a crise na Rede Manchete, são demitidos cerca de 100 funcionários. A linha de shows é desativada e Adolpho Bloch confirma a intenção de vender a rede.

No ano de 1988 a dívida da Rede Manchete havia saltado para a casa dos 34 milhões de dólares. Mesmo assim, a emissora transmitiu as Olimpíadas de Seul, e com mais uma tentativa de salvar a emissora, foram colocados no ar cerca de 19 novos programas, entre eles pode-se citar o humorístico "Cadeira de Barbeiro", com Lucinha Lins e Cacá Rosset e o "Sem Limite" com Luiz Armando de Queiroz.

O ano de 1990 foi de grande sucesso para a Rede Manchete com a exibição da novela "Pantanal” (atualmente exibida pelo SBT), e em dezembro, ia ao ar a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão".

Mesmo com tantas tentativas, troca programa, põe novela, exibe isso e tira aquilo, no início de 1992, com o fracasso da novela "Amazônia", a emissora começa a ser negociada com o grupo IBF, de Hamilton Lucas de Oliveira, o que em maio concretiza-se a venda, com isso cerca de 670 funcionários tiveram de ser demitidos.

Na nova administração do canal, estréia o programa "Clodovil Abre o Jogo", apresentação de Clodovil Hernadez; e o programa "Documento Especial: Televisão Verdade" passa a se chamar "Manchete Especial: Documento", com apresentação de Henrique Martins.

Mais uma greve de funcionários ocorreu na emissora, no ano de 1993, devido à falta de pagamento. Com isso, numa medida cautelosa a emissora volta a ser administrada por Bloch. Novos programas e novelas são exibidos, e durante 1994, 1995 até 1999, foram vistas diversas tentativas de erguer a emissora.

Novelas como “Xica da Silva”(1996) , programas como “Uma História de Sucesso”(1997), apresentação da Copa do Mundo na França (1998) deram fortes esperanças para a emissora, porém não teve jeito, em maio de 1999, depois de várias reuniões, a venda da Rede Manchete para o Grupo TeleTV, foi concretizada. Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da Rede TV!.

Pois é, mais uma emissora que tinha tudo para seguir grande... seguiu um caminho de declínio e fim. O que vocês diriam da tragetória da REDETV? Seguirá o mesmo caminho que o da Manchete?


Fontes: Site oficial "Rede Manchete - Qualidade em Primeiro Lugar"
http://www.tudosobretv.com.br/ http://www.telehistoria.com.br

3 comentários:

TDDTV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio disse...

Lembro-me da inauguração da TV Manchete. Vc viu que a Companhia das Letras lçançou o livro "Os Irmãos Karamabloch'?

O grupo julga certo vender uma TV que é cvoncessão pública federal?

TDDTV disse...

Nossa muito bom, já é quase uma preparaçã para a prova posso estudar por aqui?,rsrsrs
E o que falar de Jaspion eu adorava. mas isso é uma outra história que eu conto a vocêis em sala.

Bejos.
Bruna Lino