terça-feira, 14 de outubro de 2008


As “Babás eletrônicas” dos anos 90 (por Fabíola Mamedes)


A tevê esse utensílio destinado ao entretenimento e informação desde sua criação aos poucos foi se tornando indispensável em quase todos os lares do País.

Hoje, contudo quem passa a maior parte do dia na companhia das crianças é a tevê, que muitas vezes ocupa o lugar do inesquecível professor que transmitiria a elas os primeiros ensinamentos, mas não se pode negar que televisor é uma babá muito eficiente mantendo as crianças ocupadas por grande parte do dia.

Um dos ícones para crianças que nasceram nos anos 80 e 90, talvez a maior babá eletrônica brasileira de todos os tempos, a cantora que vendeu mais de 30 milhões de discos além de uma das marcas mais fortes, usada para comercializar roupas, sapatos, bonecas , videogames, xampus e chicletes. Lógico que estou falando da Xuxa a modelo loira transformada em apresentadora infantil que chegou aos anos 90 como um das mais poderosas figuras da mídia brasileira, Xuxa era a rainha das manhas ( e dos baixinhos) com o “Xou da Xuxa” e em 1994 uma nova versão mais moderna do Xou: “Xuxa Park”, em 1997 vira o “Planeta Xuxa”, ainda hoje ela se aventura com um programa infantil o “TV Xuxa”.

Xou da xuxa:


A outra loira:

Algum tempo depois da saída de Xuxa da TV Manchete a vaga de apresentadora do "Clube da criança" acabou ficando com a também loira Angélica e no decorrer da década acabou fazendo “A casa da Angélica” no SBT em 1993 e depois com o “Passa ou repassa” e “TV Animal”, em 1996 foi para a Globo para apresentar o “Angel mix”, hoje ela se desvinculou dos programas infantis e apresenta o quadro “Vídeo Game” no programa “Vídeo show” e programa “Estrelas” que vai ao ar nos Sábados.

Clube da criança:


Mas os Anos 90 não tiveram só duas loiras na companhia das crianças, tinha a Eliana com o seu “Sessão Desenho”, “Bom Dia & Cia” e “TV Animal” no SBT e “Eliana e Alegria” e “Eliana no Parque” na TV Record, hoje, ainda na Record, ela apresenta o “Tudo é Possível”. Outra babá foi Mara Maravilha Do “Show Maravilha” no SBT, além de Jackeline Petkovic, Milla Christie, Paty Beijo e Debby Lagranha que também chegaram a apresentar programas infantis na tevê na década de 90.

Bom dia & Cia:


Muitos outros programas fizeram sucesso entre as crianças nessa década, como o “TV Colosso” Com a missão de substituir o Xou da Xuxa em 1993, foram 4 anos com a charmosa Sheep dog Priscila (que aliás na ultima sexta-feira esteve no programa de Ana Maria Braga o “Mais Você” comemorando o dia das crianças, foi um momento de recordações da infância pra mim!).

veja a participação dos personagens da tv colosso no programa mais você:
http://www.youtube.com/watch?v=Zb2ElKg6K5I
http://www.youtube.com/watch?v=3dfXOGtWS1s
http://www.youtube.com/watch?v=hLzSZTD95T4




Na TV Cultura estréia um dos programas mais premiados da história o “Castelo Rá-Tim-Bum” do diretor Cao Hamburguer que foi ao ar em 1994 tendo como personagem principal o feiticeiro Nino de 300 anos de idade.

No SBT estreou “Chiquititas” uma Co-produção do SBT com tevê argentina Telefé.

Continua...
sites pesquisados:
www.youtube.com

bibliografia:
Essinguer, Silvio. Almanaque dos Anos 90. editora agir 2008

Nenhum comentário: